PLOAD na sombra da Lua

eclipse anularAlguns países aderentes ao PLOAD terão na manhã do dia 1 de setembro de 2016 um eclipse solar no céu. Este eclipse pode ser observado em quase toda a África e em parte do Oceano Índico. A lua estará, na altura, mais afastada da Terra e parecerá mais pequena que o disco solar. Por isso a lua não vai conseguir tapar a vista ao sol na totalidade – chama-se isso um eclipse anular do sol.

Numa faixa com cerca de 100 km de largura, a lua entra totalmente no disco solar, deixando um pequeno anel do sol visível. Nos países do PLOAD esta fase anular apenas pode ser observada na ponta norte de Moçambique.

Outros países em que o eclipse vai ser anular são o Gabão, o Congo, a República Democrática do Congo, a Tanzânia e a Madagáscar.

O máximo do eclipse verifica-se às 9:08 horas UT, a poucos quilómetros a norte de Nakapanya/Tanzânia, terá uma duração de 3 minutos e bloqueia 95% do disco solar.

Quase todos os países de África terão o eclipse durante a parte da manhã, com algumas exceções, nomeadamente Cabo Verde, que perde o eclipse por pouco.

A proteção da saúde da população, curiosa em acompanhar o eclipse, é muito importante. Aconselha-se que os meios de comunicação social dos países sob eclipse não só informem sobre a ocorrência do eclipse. Importa mais ainda o aviso dos riscos graves para a vista ou a pele, se não forem tomadas medidas adequadas de proteção.

Para este efeito o PLOAD preparou uma compilação de medidas segurança. Foi também criada uma lista de possíveis atividades a realizar durante um evento público.

Regras de segurança para a observação do Sol

Nunca olhar diretamente para o Sol.
Os danos para a vista são permanentes!

Nunca utilizar óculos de sol, vidros escurecidos, fotografias escuras para observar o Sol.
Perigo de cegueira!

Não apontar telescópios ou binóculos sem filtro para o sol.
Perigo de danos ou queimaduras graves, perigo de incêndio!

Proteger a pele
Salve a sua pele ! Use creme de proteção solar em todas as partes expostas independente da tonalidade natural da sua pele.

Trajeto do eclipse anular do sol no 1 de setembro de 2016. A estreita faixa central mais escura representa a fase anular. Nas restantes faixas o eclipse será parcial. Quanto mais escura a faixa, maior a parte do sol coberto pela lua.
Trajeto do eclipse anular do sol no 1 de setembro de 2016.
A estreita faixa central mais escura representa a fase anular. Nas restantes faixas o eclipse será parcial. Quanto mais escura a faixa, maior a parte do sol coberto pela lua.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *