Noites Estreladas em Cabo Verde (atualizado com fotos do evento)

Entre os dias 28 de Maio a 10 de Junho de 2018, ocorrem em diversas ilhas de Cabo Verde, atividades educativas e culturais relacionadas à astronomia, tais como cursos para professores, sessões para estudantes e observações públicas do céu e do Sol. 

Noites Estreladas em Cabo Verde – A Astronomia nas Ilhas da África Ocidental é um projeto do Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD) da União Internacional de Astronomia (IAU), coordenado pela Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Cabo Verde, Ivanilda Cabral Semedo.

O projeto é realizado pela Universidade de Cabo Verde, Núcleo Interactivo de Astronomia (NUCLIO, Portugal) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST, Brasil) e executado por uma equipe internacional de professores oriundos dos países da comunidade de língua portuguesa.

Noites Estreladas em Cabo Verde tem como objetivo popularizar a Astronomia no país. Os últimos dias do projeto destinam-se à III Reunião anual do PLOAD, quando serão discutidas outras práticas conjuntas com os países membros. Por exemplo, a celebração dos 100 anos da comprovação da Teoria Geral da Relatividade em 2019, já que Portugal, Príncipe e Brasil foram protagonistas nas medições experimentais que mudaram a teoria da gravitação. 


A expectativa para o evento é de colaborar com a formação de aproximadamente 100 professores em cada uma das 4 ilhas visitadas no país, totalizando 400 educadores. Além disso, centenas de estudantes e público local poderão participar das atividades de Observação do Céu e conhecer mais sobre o mundo da astronomia.

Atualizando com fotos do evento:

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *