XXVI Semana de Astronomia no MAST

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, promove a XXVI Semana de Astronomia (SEMA), entre os dias 13 e 17 de novembro de 2018. Devido a comemoração do feriado da Consciência Negra, a instituição vai lembrar as contribuições dos povos africanos para a astronomia moderna e cultural. Durante os cinco dias do evento o público poderá verificar as últimas descobertas da ciência através de atividades lúdicas, além de palestras para crianças, jovens e adultos. Uma novidade para esta edição do evento, os integrantes do PLOAD Brasil, Cabo Verde e Moçambique participarão de diversas atividades com o público.

Este ano haverá uma programação específica para professores, paralelamente à programação usual, que contará com a presença de cientistas africanos em palestras presenciais e on-line. Esta programação específica está disponível aqui, será apenas no dia 15/11, é necessário reservar vaga preenchendo este formulário.

As atividades – gratuitas e com a programação disponível para download – ainda contarão com a participação do grupo do planetário do Museu da Vida, com sessões sobre astronomia nas culturas africanas. O Coletivo Cine Clube Atlântico Negro apresentará sessões de filmes e debates. Já o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho e pesquisadores do museu ofertarão palestras de astronomia na perspectiva étnico-racial; oficinas com astrônomos; além de uma mesa mesa-redonda sobre as contribuições dos povos africanos para a astronomia moderna e cultural.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *