Formação de Professores na Ilha do Príncipe

Junto com as festividades sobre os 100 anos da primeira comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral de Einstein na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, ocorreu a Formação Docente desenvolvida pelo PLOAD. Esta formação se deu no dia 27 de maio de 2019, e contou com cerca de 15 professores de diversas áreas de ensino da Escola Secundária do Príncipe, cidade de Santo António, Ilha do Príncipe, bem como com  membros PLOAD de 5 regiões: Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Foi uma manhã muito produtiva onde os educadores/formadores do PLOAD propuseram atividades científico-pedagógicas aos professores presentes.

Inicialmente Vinicius Oliveira – astrônomo, professor universitário no Brasil (UNIPAMPA, no Rio Grande do Sul) e membro do PLOAD-Brasil – falou sobre os diversos dispositivos criados pela humanidade para auxiliar a se localizar e observar o céu. Vinicius destacou a importância, dentre os diversos dispositivos, do planisfério celeste no auxílio na localização das principais constelações no céu noturno. Ao final, os participante foram convidados a construir um planisfério utilizando materiais de uso cotidiano – papel, cartolina, cola e tesoura – capacitando-os a introduzir esta atividade em suas salas de aula.

A segunda metade da formação foi coordenada por Rosa Duran – astrônoma,  presidente do Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO) em Portugal e membro do PLOAD-Portugal – iniciou sua fala explicando sobre as formas de aprendizado e como isso influencia na fixação do conhecimento. Rosa propôs aos professores presentes uma atividade na qual eles deveriam descobrir o que havia dentro de caixas lacradas, sem poder abri-las, uma forma lúdica de mostrar o método científico. 

 

O Trilho da Ciência,  que decorreu no dia 28 de maio, também foi uma oportunidade de formação e de partilha de experiências entre membros das várias regiões PLOAD. Reforça-se o fato de que nestes percursos existem paragens de exploração dos arredores e da natureza local, onde as atividades são desenvolvidas em parcerias entre professores da Escola Secundária do Príncipe e especialistas em cada uma das áreas.

 

Mais informações podem ser obtidas entrando em contato com o grupo do PLOAD de sua região.

 

Vinicius Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *