Lançamento do livro ‘O Planetarista

Um dos membros do PLOAD Brasil, Paulo Sobreira, traduziu para o português o livro El Planetarista, escrito por Bryan González Vásquez, um astrônomo amador e planetarista venezuelano. O livro é para comemorar os primeiros 1.000 dias de viagem, completados em 29/06/2020, sendo parte do projeto Mochileiros Astronômicos (Facebook e Instagram)

Neste projeto Bryan se propôs a viajar pela América do Sul, visitando planetários, observatórios astronômicos didáticos e grupos de astrônomos amadores. Já foram 25 mil quilômetros, passando por 7 países e 186 cidades o que resultou em 36 planetários e 20 observatórios astronômicos. Em troca de hospedagem e alimentação, Bryan oferecia palestras, oficinas, atividades escolares e observações do céu. 

Bryant é um jovem astrônomo amador que trabalhou por 6 anos no Planetário Humboldt de Caracas-Venezuela, e se graduou em Informática e em Línguas Modernas. Porém com a crise instalada na Venezuela, em outubro de 2017, ele se tornou mais um dentre os milhares de venezuelanos que deixaram o país, e sem esperança de algum dia, voltar a ver sua família, que lá permanece.

O livro é gratuito, no entanto, se alguém puder colaborar com qualquer valor para doação, ao “baixar” o arquivo do livro, isso será muito importante para que Bryant continue se alimentando e se hospedando, durante a jornada pelo Brasil, Uruguai e Chile, as últimas metas da viagem.

Link do livro.

Live no Canal da Associação Brasileira de Planetários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *