Projetos

Projetos PLOAD

Constelação Lusófona

Constelação Lusófona Sinergias através da Astronomia entre países de língua portuguesa

A decorrer

Constelação lusófona surge no contexto pós-pandemia COVID-19 com o principal objetivo de reativar e consolidar a agenda do PLOAD. Estabeleceu-se uma agenda comum de atuação nas diferentes regiões focado em 3 datas celebradas pela UNESCO e especialmente coerentes com a visão e missão do PLOAD: Dia da língua portuguesa, 5 de maio; Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, 10 de novembro e Dia mundial das raparigas e mulheres na ciência, 11 de fevereiro. Foi desenhado programa conjunto incluindo uma componente local e presencial e outra componente global e online que está a ser implementado. Destacam-se atividades locais nas quais a Astronomia contribui para responder a necessidades específicas. É igualmente atribuída especial relevância à formação de jovens no domínio das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável e comunicação em países como Angola, São Tomé e Príncipe ou Moçambique onde a população é extremamente jovem. Assim, as ações são maioritariamente dirigidas a jovens em idade escolar e universitária. Este projeto constitui-se como uma oportunidade de reflexão sobre os valores e linhas de ação PLOAD, fortalecendo a identidade desta rede de trabalho. Este projeto é financiado pelo OAD-IAU. 

Noites Estreladas em Cabo Verde

Noites Estreladas em Cabo Verdea astronomia nas ilhas da África Ocidental

2018

O projeto teve como objetivo primordial popularizar a Astronomia em Cabo Verde, dirigindo-se a professores, estudantes e o público em geral de quatro ilhas de Cabo Verde: Santo Antão, São Vicente, Santiago e Fogo. Nas escolas secundárias, os conteúdos ligados a astronomia são abordados de forma teórica e superficial, pelo que, tanto os professores como os alunos sentiram que o trabalho experimental para o ensino e a aprendizagem das ciências através da astronomia, a potencialidade que a tecnologia oferece, bem como as observações com o telescópio foram oportunidades enriquecedoras em termos profissionais e pessoais. Entre os formadores, especialistas em Astronomia e Educação, estiveram presentes integrantes do PLOAD do Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.  Desta forma, a realização deste projeto foi algo inédito em Cabo Verde, colocando os públicos perante oportunidades de formação e divulgação científica que não seriam acessíveis de outra forma naquele local. Este projeto foi cofinanciado pelo OAD-IAU. 

Colaborações

E3Global

A decorrer

E3GLOBAL é um legado do E@S. O seu propósito é escrever a primeira história global do eclipse solar total de 1919, provavelmente um dos mais famosos de sempre. Este eclipse foi excecional por uma variedade de motivos científicos, políticos, sociais e até religiosos. Foi através da sua observação que a mais espetacular das previsões da teoria da relatividade geral de Einstein foi confirmada, a deflexão da luz ao passar por um campo gravitacional. O projeto descentra-se da figura de Einstein para se concentrar nas expedições britânicas per se, analisando-as conjuntamente de uma forma comparativa e interrelacionada, com o máximo de detalhes possível, enquanto dá visibilidade a inúmeros participantes, profissionais e leigos, famosos e anónimos, no complicado processo que permitiu a observação da totalidade, tanto em Sobral como no Príncipe. O projeto é liderado pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, tendo a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa como parceira e o financiamento da FCT (PTCD/FER-HFC/3491/2021). O PLOAD está representado na equipa de investigadores que integram o projeto. 

OruMbya – Biblioteca de vozes silenciadas

2023

Conceptualizado para responder à complexidade do tecido social brasileiro, este projeto dirigiu-se a alunos e professores, com o propósito de fortalecer o ensino primário e secundário em ciências, através da equidade e da igualdade de oportunidades para crianças e jovens que vivem em extrema vulnerabilidade social. Incentivando a articulação entre ciência e literatura, desenvolveram-se rodas de leitura e oficinas sobre histórias do céu durante um ano. Foi construída uma biblioteca itinerante com livros infantojuvenis para trazer as vozes das pessoas silenciadas naquele país – mulheres, negros, quilombolas, indígenas e moradores de favelas. A parceira com o PLOAD teve como principal objetivo permitir, a partir da seleção de livros de escritores e cientistas brasileiros, africanos e portugueses, a troca de cartas entre professores e alunos dos países PLOAD, estabelecendo-se uma interseção entre ciência (astronomia) e arte (literatura) e envolver crianças no universo da imaginação. Este projeto foi cofinanciado pelo OAD-IAU.

OruMbya

2021

OruMbya (Orum, céu em Yorubá, e Mbya, etnia Guarani brasileira) é um projeto piloto para celebrar a Astronomia como o combustível da vida, em que as histórias das estrelas, são preservadas na resiliência de pessoas de 3 continentes diferentes. Brasil, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Angola são os países participantes. Este projeto inovador está enraizado no legado educacional e cultural de Tia Ciata iniciado no final do século XIX no Rio de Janeiro. Pela 1ª vez, a OV – Observatório do Valongo vai estabelecer um diálogo científico-cultural com a ORTC- Casa da Tia Ciata, pensando não só sobre aspetos técnicos da Astronomia, mas com foco na sua utilização em diferentes culturas como ferramenta de desenvolvimento. O projeto é uma iniciativa do espaço cultural “Casa da Tia Ciata” em parceria com o Observatório de Valongo, a Universidade Federal de Rio Grande do Sul e o PLOAD, com financiamento do OAD-IAU. 

Eddington na Sundy

2018-2019

E@S celebrou o centenário do eclipse solar total de 1919 à escala global, tendo igualmente o propósito de se constituir como a pedra fundamental para criar um legado histórico e científico em São Tomé e Príncipe. Durante o eclipse em causa, a ilha do Príncipe e o Sobral, no Brasil, foram palcos de observações astronómicas históricas levadas a cabo por um grupo de astrónomos britânicos. Essas observações são um marco para a visão que temos hoje do Universo pois permitiram, pela primeira vez, confirmar experimentalmente a Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Com base num concertado programa orientado para a Ciência, História da Ciência, Ensino das Ciências e Comunicação de Ciência dirigido a um alargado espectro de públicos, organizaram-se eventos em São Tomé e Príncipe, Brasil, Portugal e Inglaterra, articulando participações internacionais e permitindo estabelecer conexões que possibilitaram colaborações para além de 2019. Na ilha do Príncipe desenvolveu-se o primeiro local dedicado à educação científica não formal, Espaço Ciência Sundy, constituindo-se como legado físico das observações astronómicas que tiveram lugar na emblemática Roça Sundy. O PLOAD esteve ativamente envolvido na organização e execução desta iniciativa. 

Meninas no MAST

A decorrer desde 2015

“Meninas no MAST é um programa transdisciplinar que tem como intuito envolver jovens que se identifiquem com o género feminino nas áreas das Ciências, usando a Astronomia nas suas dimensões tecnológica, histórica, cultural, filosófica, afetiva e estética como pilar de sustentação. Por se fundamentar num espaço de museu, apresenta a ciência numa perspetiva contextualizada histórica e socialmente. As atividades podem ser pontuais e prolongadas. As ações pontuais convergem para o “Dia das Meninas no MAST”, evento que se realiza próximo do Dia Internacional da Mulher. Já as ações prolongadas referem-se ao acompanhamento, por um período mais extenso, de um grupo de estudantes que são envolvidas em atividades de pré-iniciação científica e divulgação da ciência. Além destas, cabem neste programa outras ações: eventos em parceria com a Academia Brasileira de Ciências; participação na rede de Mulheres em STEM do Estado do Rio de Janeiro; pesquisa associada para o acompanhamento das participantes e egressas; publicações sobre equidade de género em divulgação e educação em ciência; e ações realizadas para e com meninas e mulheres das comunidades de língua portuguesa no âmbito da colaboração com o PLOAD.