Eclipse Solar Anular visível em Timor-Leste

No próximo dia 26 de dezembro de 2019, será visível no sul da Ásia, em países como a Arábia Saudita, Índia, Sri Lanka, Malásia, Tailândia, Camboja, Austrália e Filipinas, um eclipse solar anular.

Na cidade de Díli, em Timor-Leste, o eclipse, visto como parcial, terá início às 13:51h, hora local, este é o momento em que a Lua começará a “tapar” o Sol. Às 15:26h, o eclipse atinge o seu máximo e termina às 16:46h, totalizando 2h e 52 min de evento.

O PLOAD, através de trabalho conjunto entre o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o Planetário do Porto (Centro Ciência Viva, de propriedade da U. Porto) e o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, produziram um desdobrável informativo sobre este evento reforçando como observar o eclipse de forma segura, assim como informações astronômicas sobre o evento. Consulte o desdobrável aqui.

Aluna da escola CAFE de Aileu preparando os panfletos.

 

Depois de enviado para Timor-Leste os alunos da Escola CAFE de Aileu prepararam e distribuíram os panfletos, explicando a mensagem em tétum. Deixaram exemplares no hospital de Aileu, nas lojas, nos bancos, no mercado de frutas e legumes, ONG’s, ofereceram aos professores de outras escolas, pessoas na rua, e também a pessoas das diferentes igrejas para distribuírem a seguir aos cultos. Os desdobráveis foram igualmente partilhados com escolas CAFE em outro municípios do Timor-Leste.

 


Resta agora aguardar por céus limpos no dia 26 de dezembro para estes jovens fazerem observações seguras do eclipse solar!

Texto: Vinicius Oliveira e Gabriela Castro Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *