Junto com as festividades sobre os 100 anos da primeira comprovação experimental da Teoria da Relatividade Geral de Einstein na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, ocorreu a Formação Docente desenvolvida pelo PLOAD. Esta formação se deu no dia 27 de maio de 2019, e contou com cerca de 15 professores de diversas áreas de ensino da Escola Secundária do Príncipe, cidade de Santo António, Ilha do Príncipe, bem como com  membros PLOAD de 5 regiões: Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Foi uma manhã muito produtiva onde os educadores/formadores do PLOAD propuseram atividades científico-pedagógicas aos professores presentes.

Inicialmente Vinicius Oliveira – astrônomo, professor universitário no Brasil (UNIPAMPA, no Rio Grande do Sul) e membro do PLOAD-Brasil – falou sobre os diversos dispositivos criados pela humanidade para auxiliar a se localizar e observar o céu. Vinicius destacou a importância, dentre os diversos dispositivos, do planisfério celeste no auxílio na localização das principais constelações no céu noturno. Ao final, os participante foram convidados a construir um planisfério utilizando materiais de uso cotidiano – papel, cartolina, cola e tesoura – capacitando-os a introduzir esta atividade em suas salas de aula.

O Trilho da Ciência,  que decorreu no dia 28 de maio, também foi uma oportunidade de formação e de partilha de experiências entre membros das várias regiões PLOAD. Reforça-se o fato de que nestes percursos existem paragens de exploração dos arredores e da natureza local, onde as atividades são desenvolvidas em parcerias entre professores da Escola Secundária do Príncipe e especialistas em cada uma das áreas.

A segunda metade da formação foi coordenada por Rosa Duran – astrônoma,  presidente do Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO) em Portugal e membro do PLOAD-Portugal – iniciou sua fala explicando sobre as formas de aprendizado e como isso influencia na fixação do conhecimento. Rosa propôs aos professores presentes uma atividade na qual eles deveriam descobrir o que havia dentro de caixas lacradas, sem poder abri-las, uma forma lúdica de mostrar o método científico.

Mais informações podem ser obtidas entrando em contato com o grupo do PLOAD de sua região.

Vinicius Oliveira