Missão

O Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento ou, em inglês, Portuguese Office of Astronomy for Development (PLOAD) foi criado em agosto de 2015 pelo Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento da União Astronómica Internacional – em inglês, Office of Astronomy for Development – International Astronomical Union (OAD/IAU).

O OAD tem vindo a estabelecer gabinetes regionais com objetivos semelhantes aos do próprio OAD, porém com foco regional. As regiões em que se concentram podem ser geográficas (países vizinhos) ou culturais (semelhanças linguísticas ou culturais espalhadas por uma grande região geográfica). O PLOAD é um dos gabinetes regionais do OAD do segundo caso, caraterizado por semelhanças linguísticas e culturais espalhadas por uma grande região geográfica, em particular, as regiões e comunidades que também falam a língua portuguesa, distribuídas por cinco continentes.

Estes gabinetes trabalham em estreita colaboração com o objetivo de implementarem o Plano Estratégico da IAU/UAI(versão atual 2020-2030), o qual reforça o papel da Astronomia e das Ciências Espaciais no desenvolvimento e na capacitação científica e tecnológica. Para isso, a divulgação, a educação e o desenvolvimento atuam de forma interligada e integral nas linhas de ação destas estruturas da UAI, adequadas às suas especificidades. 

Informações trimestrais sobre o trabalho desenvolvido pela OAD e as diferentes regiões estão disponíveis na newsletter da OAD-IAU, disponível também em português.

Diagrama que relaciona a IAU, o OAD e o PLOAD.

Estrutura organizacional.

Missão do PLOAD

A missão do PLOAD é contribuir para o desenvolvimento sustentável utilizando como estratégia a Astronomia, com recurso a ações integradas de comunicação e educação científica em língua portuguesa. 

Visão

O PLOAD aspira a ser uma referência de excelência na promoção da Astronomia para o desenvolvimento sustentável, com uma atuação direta em regiões e comunidades de língua portuguesa, partilhando o interesse e a curiosidade pelo Universo, inspirando e capacitando indivíduos para experimentar, contextualizar, compreender e apreciar o cosmos com o intuito de promover a sua participação ativa em prol de um mundo melhor. Procuramos alcançar uma cooperação plena e eficaz entre os diversos campos científicos relacionados com a Astronomia, reforçando a sua vasta interdisciplinaridade.  

Valores

  • Excelência: Comprometemo-nos em alcançar a excelência em todas as nossas atividades, buscando a qualidade nos nossos programas, eventos e projetos educacionais.
  • Acesso e Inclusão: Acreditamos que a Astronomia deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de sua origem, idade, género, raça/etnia, habilidades ou condições socioeconómicas. Trabalhamos para garantir a igualdade de oportunidades e a inclusão de todas as pessoas interessadas no estudo do Universo.
  • Participação: Reconhecemos a importância da divulgação científica como uma estratégia fundamental para partilhar conhecimentos e despertar o interesse pela ciência, em especial, a Astronomia. Comprometemo-nos a comunicar ciência de forma clara e acessível, adaptando as nossas mensagens aos diferentes públicos e envolvendo-os em várias ações desenvolvidas de forma a promover a sua participação.
  • Colaboração: Valorizamos a colaboração e o trabalho em equipa. Procuramos estabelecer parcerias com outras instituições, organizações e especialistas em Astronomia, promovendo a cooperação regional, nacional e internacional dos países membros para o avanço do conhecimento e a realização de projetos conjuntos.
  • Responsabilidade Ambiental: Reconhecemos a importância da preservação do meio ambiente. Comprometemo-nos a adotar práticas sustentáveis nas nossas atividades, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a consciencialização sobre a importância da conservação do nosso planeta.
  • Diversidade: Reconhecemos a extensa distribuição geográfica de falantes de português como oportunidade para estabelecermos diálogos interculturais reconhecendo e valorizando variantes da língua portuguesa. Comprometemo-nos com a diversidade, respeitando-a e procurando respostas distintas para lidar com as singularidades culturais.