Em celebração ao Dia Internacional da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, no dia 10 de novembro, a mesa-redonda online: CÉUS ESTRELADOS E POTENCIALIDADES PARA A SOCIEDADE promoveu uma troca de experiências com coordenadores e convidados de vários países de língua portuguesa.
Depois de uma curta apresentação dos elementos participantes na mesa, Valente Cuambe, coordenador do POLAD em Moçambique, falou-nos do impacto da Astronomia nas comunidades naquele país.
Contámos depois com o testemunho da convidada Anna Mostowik Saraiva, coordenadora do Festival das Estrelas de Santa Maria Madalena, a partir do Rio de Janeiro, Brasil, que nos falou de uma fabulosa experiência de Astroturismo:
- O caso do Festival das Estrelas de Santa Maria Madalena – Céu, Natureza, Ciência, Cultura e Sociedade.
Tivemos ainda ligações em direto para as celebrações deste dia em Maputo, Moçambique, coordenadas por Edson Jequecene.
A moderação ficou a cargo de Valente Cuambe.
Para ver ou rever e inspirar-se com os especialistas que estão na vanguarda da pesquisa e exploração do cosmos, clique aqui.
Angola e Cabo-Verde juntaram-se a estas celebrações, dinamizando, localmente, palestras, sessões práticas e observações solares, dirigidas a alunos do secundário e ensino superior.
No Brasil, a sessão presencial foi desenvolvida no MAST, sob a temática: Astronomia para uma cultura de paz” (fotos na pasta da drive)
Esta foi uma iniciativa PLOAD promovida pela Universidade Eduardo Mondlane, Detetive do Cosmos, MAST, UniCV e Associação Angolana de Astronomia Amadora e NUCLIO, e com a participação da Escola Portuguesa de Moçambique, Madalena Convention & Visitors Bureau da cidade de Sta. M. Madalena, Rio de Janeiro e Agência de Turismo “Deguste Turismo”, no âmbito do projeto Constelação Lusófona.
Aqui ficam algumas fotos: