Para celebrar o Dia da Língua Portuguesa 2024, o PLOAD organizou a formação online: Potencialidade da Inteligência Artificial na Universidade: uma perspetiva lusófona. A iniciativa, realizada nos dias 3 e 6 de maio, contou com a participação de estudantes, educadores e investigadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, proporcionando um espaço de discussão e experimentação prática das ferramentas de IA.
Com o objetivo de conectar estudantes, educadores e pesquisadores de diferentes fusos horários, o evento foi dividido em duas sessões, uma mais direcionada para o Brasil e outra para Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa (os PALOPs). As sessões foram dinamizadas por Joana Latas, Joana Marques, Rosa Doran e Vinicius Oliveira, membros do PLOAD em Portugal. A programação incluiu a discussão das potencialidades e dos desafios da utilização da IA na educação, em particular no ensino superior, e a sua aplicação em diferentes esferas do nosso dia-a-dia. Também houve momentos de tarefas hands-on nos quais os participantes puderam experimentar ferramentas de apoio a tradução, edição de imagem, análise de texto e construção de apresentações com a utilização crítica da IA. Durante o evento os participantes dos PALOP a estudarem em instituições de ensino superior portuguesas foram incentivados a partilhar vivências com alunos dos respetivos países, discutindo a diferencial entre as suas expectativas e as experiências que foram desenvolvendo neste contexto.
Abaixo, algumas fotos do acompanhamento da sessão por estudantes em Cabo Verde:
A iniciativa, promovida no âmbito do projeto Constelação Lusófona, visa fortalecer a comunidade científica de língua portuguesa e desenvolver o potencial da IA como ferramenta de aprendizado e pesquisa. O evento contou com o apoio do NUCLIO e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço em colaboração com a Universidade Eduardo Mondlane, Detetive do Cosmos, MAST, UniCV, Associação Angolana de Astronomia Amadora e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.
O evento do dia 6 de maio está disponível na íntegra no canal do YouTube do PLOAD: