Faz ciência como uma menina - banner

Desde 1975, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 08 de março como sendo o Dia Internacional das Mulheres. Em 2015, a mesma organização instituiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Ambas as datas, ou efemérides, como gostam de chamar os astrônomos e astrônomas, nos fazem pensar no papel social que se é esperado para as meninas e mulheres nas diversas sociedades e culturas. As datas são um convite à reflexão sobre a divisão sexual do trabalho, sobre a luta pelos direitos das mulheres e acerca das diversas formas de violência que esta porção da população é submetida diariamente.

A atividade FAZ CIÊNCIA COMO UMA MENINA foi realizada durante o período de 11 de fevereiro a 08 de março de 2024 e fez parte dos esforços que buscam por equidade, sobretudo no âmbito das ciências. Foi realizada em um grupo de WhatsApp com meninas e jovens mulheres do Brasil, Cabo Verde, Portugal, Macau e Moçambique, e incentivou pesquisas sobre conceitos básicos em Astronomia a partir de uma perspectiva crítica, dialogando com os saberes locais. A atividade promoveu, ainda, um intercâmbio entre as jovens participantes e as aproximou de cientistas mulheres destas comunidades. 

FAZ CIÊNCIA COMO UMA MENINA foi realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD) da União Astronómica Internacional, tendo recebido apoio financeiro dessa Organização assim como da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O produto desta atividade é um emocionante podcast que conta a história da personagem Anahí, que parte em uma missão pessoal. Graças à empatia, cooperação e acolhimento de todas as mulheres que Anahí encontra em seu percurso e à cooperação de cada participante da atividade, ela consegue perseverar em sua busca.

Convidamos a todas e todos a embarcarem nesta aventura tão potente que conta com um pedacinho de cada menina e mulher envolvido nesta produção.

Ouça aqui 🔊

➤ E clique aqui para encontrar cada parte da história transcrita, acompanhada de fotos enviadas pelas participantes, além de outras imagens e informações relevantes.